top of page

O que é a Ansiedade?

É uma emoção natural, que todos sentimos, mas quando em excesso, pode ser prejudicial e afetar a qualidade de vida.

Ficamos ansiosos quando temos um evento importante, uma viagem, entrevista de emprego ou festa, por exemplo e ela nos mantém estado de alerta a fim de nos preparar para o que está por vir.

Em alguns casos, a pessoa pode ter ansiedade sem nenhuma razão aparente, podendo apresentar sintomas físicos de forma intensa e trazendo sofrimento.


Através da Psicoterapia será possível compreender em que momentos essa ansiedade surge, com quais outras emoções e pensamentos ela vem e assim, desenvolver estratégias para lidar com ela.

Entre em contato para mais informações.

Textos: Bem-vindo

Depressão ou Tristeza?

Depressão: É um transtorno de humor que envolve uma série de sintomas como: tristeza profunda, culpa, desânimo, perda de interesse, visão negativa da vida, dentre outros.
Esses sintomas são persistentes e afetam a qualidade de vida, de trabalho e das relações consideravelmente.
Tristeza: Estado afetivo de infelicidade e/ou decepção que com o tempo passa. Não afeta a qualidade de vida, trabalho e relações de modo prejudicial.
Mais sobre Depressão:
> Este termo é utilizado para se referir a qualquer um dos transtornos depressivos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais;
> A causa exata é desconhecida, mas fatores genéticos, ambientais e/ou alterações dos níveis dos neurotransmissores contribuem.
Sintomas: envolve humor deprimido e/ou perda quase completa do interesse ou prazer em atividades que eram anteriormente apreciadas, alteração de peso, prejuízo no sono, nas relações interpessoais, qualidade vida e trabalho.
Diagnóstico: é feito pelo Médico Psiquiatra com base nos critérios clínicos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e/ou exames laboratoriais.

Tratamento: Psicoterapia, Medicamentos prescritos e administrados pelo Psiquiatra, alimentação balanceada e atividades físicas.

Textos: Bem-vindo

O que é o Luto?

O luto é um conjunto de reações à perda que dá início a partir do rompimento de um vínculo (seja por morte ou não) e é repleto de emoções, questionamentos e grandes mudanças.

Devido a essas mudanças, é um processo também de adaptação a um novo mundo, o que pode levar a uma sobrecarga emocional muito grande e intensa.

Vivendo um luto? Sente que precisa falar sobre sua dor da perda? Entre em contato comigo e agende sua sessão.

Textos: Bem-vindo

O luto tem fim?

O luto é um processo de reação a perdas significativas, é saudável, natural e faz parte da vida.

Esse processo é formado por uma série de emoções, sentimentos, mudanças, reações físicas, comportamentais e revisão de valores e isso leva um tempo. Processar a dor da perda, se reorganizar internamente e externamente leva tempo.

Cada pessoa vai levar seu próprio tempo e isso vai depender muito do vínculo, da história de vida da pessoa, das circunstâncias da perda, dentre outros. Por ser algo tão subjetivo e singular, é necessário avaliar caso a caso e pra isso, profissionais da saúde mental tem à disposição ferramentas clínicas para avaliar e ofertar cuidado e amparo, jamais para rotular e patologizar.

Não temos como delimitar um tempo para o sofrimento, digamos que no luto, o relógio é outro. Eu li num livro que a expressão “acabou de acontecer” tanto pode significar oito dias quanto 80 anos”. Isso é tão profundo.

Ainda temos a cultura de achar que o primeiro ano é mais difícil. O que será que as pessoas acham? Que os outros anos serão mais fáceis? Só quem perdeu alguém sabe do que estou falando.

Tem um período no luto que é tudo mais intenso: a dor, o choro, a raiva, as emoções vem com tudo! Mas, conforme a pessoa vai processando, entrando em contato com a realidade, essa intensidade vai sendo menos agressiva e oscila. Tudo oscila. E precisa oscilar. Não estranhe se isso acontece com você.

Lembre sempre de se olhar e observar se seu sofrimento pela perda te traz prejuízos, se você sente que precisa de ajuda, se sente que sua vida perdeu o sentido e que não há nada que possa ser feito, te digo que há: busque acompanhamento psicológico. Você pode precisar de suporte profissional nos primeiros meses, no primeiro ano ou 2, 5, 10 anos depois da perda e o que mede isso não é o tempo, mas a intensidade dos sentimentos e prejuízos.

No mais, o luto não termina, ele se integra a vida. Pois sempre sentiremos algo por aqueles que perdemos e não tem porque não sentir. Isso não quer dizer que o sofrimento é eterno. Cuide de você e do seu luto.

Vivendo um luto? Entre em contato comigo.

Textos: Bem-vindo

Sobre a dor da perda

A dor da perda é inevitável. Nós não sabemos lidar com as dores da vida! Como seres humanos, queremos nos livrar de toda e qualquer forma de sofrimento!

Ao perder alguém que amamos é normal sentir dor e cada um vai sentir de formas e intensidades diferentes! Por muitas vezes, vivemos na esperança dessa dor ir embora, mas ela não vai. Ela se ajusta a vida. Isso não quer dizer que será sempre intensa e destruidora, pois essa dor encontra espaço e passa a fazer parte de nós.
Como isso acontece?

Acontece se você cuidar da sua dor ao invés de fugir ou fingir que não existe. Acontece se você reconhecer sua dor, validar e acolher. Acontece quando você entende sua dor e as emoções que ela produz em você.

Onde dói aí? Como dói? O que você sente? Como lida?

Te convido a olhar pra sua dor. Te convido a olhar pra você.

Se sente que é demais para cuidar sozinha, entre em contato comigo e agende a sua sessão.

Textos: Bem-vindo

(51) 99424-0568

©2019 por Psicóloga Sarah Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page